A psicologia e significado das cores

A psicologia das cores confunde-se com o seu significado, pois estão interligadas. As cores têm diferentes significados, por exemplo o luto é personalizado pelos ocidentais pela cor preta, já os orientais utilizam o branco para simbolizar o luto. O luto de uma criança para os ocidentais é também simbolizado pelo branco como sinal de pureza.

Os significados das cores têm bastante importância na concepção de anúncios publicitários pois estão directamente ligados à mensagem que queremos transmitir.

psicologia das cores

Associações que podemos fazer:

Vermelho

Associações positivas: Paixão, Erotismo

Associações negativas: Guerra, Sangue, Fogo

Laranja

Associações positivas: Energia, Actividade, Generosidade, Ambição

Associações Negativas: Não tem, mas pode dar imagem de barato.

Amarelo

Associações positivas: Sol, Verão, Acção, Realeza

Associações Negativas: Traição, Dúvida, Fome, Doença

Verde

Associações positivas: Vegetal, Natureza, Fertilidade, Ecológico, Esperança

Associações negativas: O verde azulado é frio

Azul

Associações positivas: Espiritualidade, Masculinidade, Justiça, Limpeza, Higiene

Associações negativas: Valores trocados, Secretismo

Violeta

Associações positivas: Nobreza, Realeza, Poder, Misticismo

Associações negativas: Mistério, Superstição, Decadência

Branco

Associações positivas: Pureza, Virgindade, Perfeição, Sabedoria

Associações negativas: Vazio, Silêncio

Preto

Associações positivas: Luxo, Distinção, Rigor

Associações negativas: Luto, Desespero, Desconhecido

Cinzento

Associações positivas: Tecnologia, Ciência

Associações negativas: Impessoalidade

Na construção de um anúncio publicitário ou de um simples banner deve-se utilizar a cor de fundo ou a com maior mancha conforme a mensagem que queremos transmitir

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