Análise da concorrência

A melhor forma de superar a concorrência é saber tudo sobre ela, para poder utilizar uma estratégia de combate adequada. Conhecer o mercado onde se actua é fundamental conhecer todos os agentes que o disputam. Uma outra ideia que pode dar bons resultados é o Benchmaking, que essencialmente é estudar a concorrência para encontrar as melhores práticas do mercado, que depois são utilizadas na própria empresa.

analise concorrencia

Como analisar a concorrência:

Quais os concorrentes?

Definir quem são os seus concorrentes, pois existem “players” no mesmo mercado que poderam não ser seus concorrentes directos. Importa conhecer todos.

Qual o seu volume de negócios - Conhecer o volume de negócios dos concorrentes será importante para aferir quais as suas capacidades e dimensão.

Qual a sua quota de mercado - Os seus concorrentes terão necessariamente quotas de mercados idênticas às suas, pois em princípio será com eles que irá competir. Conhecer este tipo de informação poderá ser difícil.

Qual a sua antiguidade no mercado - Conhecer a história dos concorrentes, qual a evolução das organizações concorrentes, foram já alvos de movimentos de concentração no mercado? Com tem sido o seu desenvolvimentos institucional? Quem processos judiciais pendentes? Porquê?

Qual o seu crescimento anual - Como tem sido o desenvolvimento da concorrência, cresce mais que o mercado? Cresce mais que os concorrentes?

Qual a sua imagem de marca - Como quer ser vista a sua concorrência, produtos de “bandeira” que possuem. Qual o seu posicionamento no mercado?

Que métodos de distribuição - Quais os canais de distribuição que a concorrência utiliza, dá mais foco em algum em particular? Explora todos os canais de distribuição?

Que técnicas de comunicação - Como comunicam os seus concorrentes? Utilizam todos os suportes? Fazem publicidade institucional? Têm políticas de mecenato? Têm call-center?

Quais os seus meios comerciais - Como são efectuadas as vendas dos seus concorrentes? Utilizam a internet? Vendem por catálogo? Dimensão da equipa comercial?

Que política de preços - Como definiu a concorrência o preço dos seus produtos ou serviços, luta-se pelo baixo custo? Utiliza-se uma política de diferenciação?

Qual a sua política de produto - Aposta frequentemente em novos produtos? Têm todas as gamas de produto na classe em que são concorrentes? Está dependente de um único produto?

Depois de respondidas a estas questões terá uma visão bastante clara da sua concorrência, poderá também fazer uma analise swot à concorrência, tudo isto para que possa construir um plano para a superar.

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