Análise de clientes

Conhecer o cliente é fundamental para poder ajustar as soluções que a organização dispõe às necessidades do cliente. Adequando a oferta permite obter melhores resultados, e é aqui que entra muitas vezes o Marketing. É fundamental analisar toda a sua clientela, existem alguns elementos a considerar, para implementar uma estratégia adequada e que vise maximizar resultados e satisfação das necessidades dos mesmos.

análise de clientes

Em termos globais podemos identificar 5 categorias de clientes e normalmente cada empresa serve um ou vários destes mercados, que funcionam de forma bem diferente e distinta:

Mercados de consumidores finais - Os produtos acabados ou serviços são vendidos a empresas comerciais.

Mercados industriais - A indústria transformadora, pode-se vender matérias-primas, subprodutos ou produtos inacabados.

Mercado de revendedores - Os retalhistas, apenas são intermediários entre as transacções comerciais

Mercado governamental e de organizações não lucrativas - O estado como cliente, tem as suas especificidades, normalmente são necessários concursos e os prazos de pagamento são algo dilatados.

Mercados internacionais - Para exportação, terá de ter em conta as especificidades das leis e outros entraves no país receptor dos bens.

Os clientes de uma dada sector apresentam características distintas, consoante os seus objectivos, necessidades e padrões de consumo. Uma forma simples de fazer a segmentação dos clientes é a seguinte:

  • Quem: perfil dos compradores
  • O quê: produtos e serviços comprados
  • Para quem: perfil dos utilizadores
  • Quando: ocasião da compra
  • Onde: local da compra
  • Como: modo de comprar
  • Porquê: Razão da compra

Este foi um artigo muito resumido, pois as segmentações dos clientes e diferenças entre os diferentes mercados poderam ser analisadas de forma mais exaustiva.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter