As competências dos líderes transformacionais

As competências dos líderes transformacionais

Existem competências do líder transformacional que são consideradas chave na gestão das pessoas e das equipas numa organização. Ao contrário da maioria dos líderes transaccionais, os líderes transformacionais nem sempre estão em contato ou em interação direta com os seus seguidores. Existe no líder transformacional uma representação mental e um simbolismo inspirador que lhe são... 


Quatro formas de abordar a gestão de competências

Quatro formas de abordar a gestão de competências

Existem quatro modelos de classificação ou quatro perspectivas que permitem abordar a gestão das competências de forma diferente e ao mesmo tempo complementar. O modelo de gestão dos recursos humanos está a transformar-se e deixou de estar centrado nas funções para passar a considerar uma “gestão de pessoas” centrada no paradigma das competências, daí que cada vez mais se fala de... 


Fatores críticos de sucesso na gestão dos recursos humanos

Fatores críticos de sucesso na gestão dos recursos humanos

Existe um conjunto de fatores críticos ou indicadores-chave de sucesso para uma gestão eficaz e bem sucedida dos recursos humanos de uma empresa – das suas competências, necessidades e expectativas. O gestor de recursos humanos mudou o seu perfil técnico e se nos anos 60 e 70 ele era sobretudo o executor das políticas de gestão das empresas, hoje espera-se que o gestor de recursos humanos... 


Gerir a motivação pessoal com base na Pirâmide das Necessidades de Maslow

Gerir a motivação pessoal com base na Pirâmide das Necessidades de Maslow

A motivação no ambiente empresarial consiste na criação de impulsos e estímulos que conduzem as pessoas a elevados níveis de performance e ao alcance dos objetivos da empresa. A motivação é o ímpeto que leva à acção – nas empresas esta acção deverá estar orientada para os resultados e a criação de vantagens competitivas. A motivação dos recursos humanos de uma empresa ultrapassa... 


Atribuir recompensas com base nas competências e no mérito

Atribuir recompensas com base nas competências e no mérito

É objetivo da gestão dos recursos humanos atribuir recompensas com base nas competências técnicas dos colaboradores, no desempenho e no mérito do trabalho que prestam. Como vimos no artigo anterior existem várias formas de recompensas – as recompensas materiais e as recompensas intrínsecas ao colaborador. Os dois tipos de sistemas de recompensas existem com o objetivo estratégico de gerir... 


Satisfação e motivação na empresa através de dois tipos de recompensas

Satisfação e motivação na empresa através de dois tipos de recompensas

Definir e atribuir um sistema de recompensas permite estimular a satisfação e motivação pessoal dos colaboradores da empresa, permite criar um clima organizacional dinâmico e proativo, estimula o trabalho por objetivos, ajuda a reter os bons colaboradores e, finalmente, contribui para o crescimento da empresa. As recompensas a atribuir aos trabalhadores podem ir além do salário e de um benefício... 


Como estimular a motivação pessoal numa empresa

Como estimular a motivação pessoal numa empresa

Ao trabalhar em equipa surge sempre a preocupação de garantir que todos estão empenhados e motivados para o trabalho que é desenvolvido. A equipa é formada por pessoas diferentes com um auto-conceito e um conjunto de expectativas que são sempre particulares, por isso, a motivação pessoal de todos os colaboradores da empresa é uma tarefa que exige um trabalho de gestão estratégica e proactiva... 


Gerir pessoas através de um sistema de recompensas

Gerir pessoas através de um sistema de recompensas

Na gestão dos recursos humanos de uma empresa torna-se necessário definir instrumentos que permitam gerir as pessoas de forma que permaneçam motivados, comprometidos e empenhados no sucesso da empresa. O sistema de recompensas consiste num conjunto de instrumentos alinhados e coerentes com os objetivos da empresa, dos quais irá resultar a motivação pessoal, a produtividade acrescida dos trabalhadores... 


Como converter os conflitos laborais em progressos para a empresa

Como converter os conflitos laborais em progressos para a empresa

Do mesmo modo que as situações de crise são propícias a novas oportunidades, também os conflitos laborais podem ser convertidos progressos e novas conquistas para as empresas, em termos de criatividade, sentido crítico e complementaridade e reforço do espírito de equipa. A gestão estratégica dos recursos humanos recai também sobre a gestão de conflitos entre as pessoas que trabalham... 


Como maximizar o potencial dos recursos humanos

Como maximizar o potencial dos recursos humanos

A gestão estratégica dos recursos humanos é uma das questões mais delicadas que se colocam às empresas, ou organizações, sobretudo porque gerir pessoas significa lidar com expectativas, motivações e anseios de vária ordem. Um dos desafios que se coloca é o de saber como estimular e aproveitar ao máximo o potencial de cada colaborador. Uma gestão eficaz e eficiente dos recursos humanos... 


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