Como definir um público-alvo

O público-alvo é o conjunto de pessoas que possuem as mesmas características ou interesses, para caracterizar os diferentes públicos podemos utilizar vários padrões, como pequeno exemplo: idade, sexo, nível económico, estrato social, interesses, entre outras. O público-alvo é a tradução do termo utilizando no Marteking: target, é precisamente a mesma coisa. Para definirmos um público-alvo devemos tem em conta vários critérios:

Critérios demográficos

Critérios mais utilizados: sexo, idade, nacionalidade

Critérios geográficos

Critérios mais utilizados: Residência Litoral/interior, zona urbana/rural, localização

Critérios sócio demográficos

Critérios mais utilizados: Educação, classe social, profissão, rendimento, dimensão do agregado familiar.

Critérios Comportamentais

Os comportamentos são aqui seleccionados nomeadamente: gostos pessoais, sensibilidade ao preço, sensibilidade à qualidade.

Critérios psicográficos

Neste capítulo são definidas as variáveis como: a personalidade, estilo de vida, valores morais.

Para finalizar deixo um gráfico que ilustra a construção dos públicos-alvo, para melhor compreensão da articulação dos vários critérios.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter