Como fazer um concurso online

Nos blogs é frequente haver concursos, seja para promover o próprio blog ou até mesmo para divulgar produtos ou serviços. Sabendo das vantagens que este tipo de promoção trás a uma blog, é oportuno dizer que exitem etapas a seguir para que o seu concurso possa satisfazer as suas necessidades. Como estruturar um concurso:

Objectivos

Para quê? É a pergunta que se coloca, mas por que quer você criar um concurso? Quais os objectivos desta acção promocional? Os concursos existem para promover bens ou serviços e também como recompensa para visitantes/clientes mais fiéis.

Ideias para concursos

A melhor forma para ter/criar ideias para um concurso é o “Brainstorming” é o método mais conhecido para gerar ideias, sendo que é só apontar ideias aleatórias num papel. Só o processo da geração de ideias dá 4 ou 5 artigos, que talvez desenvolva o assunto da geração de ideias no futuro.

Custos do concurso

Prever ou definir os custos para um concurso não é difícil, tendo apenas que contabilizar os custos de promoção e custos dos prémios, não esquecendo caso seja necessário enviar prémios volumosos os respectivos custos com os portes de envio das encomendas/prémios.

Patrocinadores

Se alguém estiver interessado em ajuda-lo a criar ou desenvolver um concurso terá mais meios para alcançar os objectivos, sejam apoios monetários, materiais ou apenas suportes de divulgação acabam por ser realmente uma grande ajuda e podem fazer toda a diferença na dimensão do concurso.

Prémios a atribuir

Os prémios são geralmente o motor do concurso, quanto mais aliciantes forem, maior será o numero de participantes, assim convêm ser generoso para ter uma larga adesão. Mais uma vez terá de puxar pela sua criatividade para ter algum impacto dentro do meio envolvente com prémios apeteciveis para uma facha alagada de pessoas.

Como divulgar o concurso

Para divulgar um concurso através de um blog também não é nada difícil, pois a promoção feita no seu blog é gratuita, mas se não investir na promoção do concurso, este estancará na sua audiência perdendo desse modo muitos potenciais participantes.

Prazo de participação

O prazo para reunir ou encontrar participantes parapode ser limitado a uma semana (7 dias) pois à velocidade que as coisas acontecem na internet não trará grandes vantagens prolongar por mais tempo e possivelmente no 7 dia o nº de participantes tenderá a ser residual.

Método de participação

Um participação pressupõe sempre uma acção por parte de alguém nem que seja uma simples inscrição, mas poderá utilizar os comentários do seu blog, os blogs dos participantes, ou até mesmo o email, apesar de ser de difícil controle não deixa de ser uma opção.

Método de selecção dos vencedores

Para seleccionar os vencedores do concurso poderá utilizar vários métodos, quer seja por sorteio, por júri ou mesmo por avaliação directa, sendo a última a mais difícil de explicar e a menos concensual também.

Os concursos são uma boa forma de expandir o seu blog, contudo se forem muito frequentes poderão deixar de criar impacto, eu apenas tenho criado iniciativas, pois quando criar um concurso terá de ter uma escala abrangente, para isso o blog terá de estar preparado para receber os novos visitantes e participantes, caso contrário os objectivos poderão não ser atingidos.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Marcelo diz:

    Boa noite !
    Estou querendo fazer um concurso pela internet, como posso registrar a idéia para ninguém roubar ?
    Obrigado,
    Marcelo



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter