Como fazer uma análise SWOT

Para fazer uma análise swot é necessário fazer previamente uma análise do mercado e da empresa. O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Esta análise divide-se em 4 quadrantes: Ameaças, oportunidades, pontos fracos (fraquezas) e pontos fortes (forças). As ameaças e as oportunidades estão ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos fortes estão ligados à empresa.

Oportunidades

Qualquer sector do mercado onde a empresa pode conseguir vantagem competitiva.

  • Mercado em expansão
  • Novo mercado internacional
  • Novo segmento no mercado, com alta rendibilidade
  • Alianças estratégicas

Ameaças

Quando o ambiente exterior apresenta desafios criados por uma tendência ou evolução desfavorável.

  • Novos concorrentes
  • Guerras de preços de produtos
  • Introdução de novas tecnologias

Forças ou pontos fortes da empresa

Forças Organizacionais

  • Visão de liderança
  • Competência de gestão
  • Orientação empresarial

Forças de Marketing

  • Imagem de marca
  • Participação de mercado
  • Reputação dos produtos/serviços
  • Flexibilidade e adaptabilidade

Forças em Produção

  • Bons equipamentos
  • Economias de escala
  • Capacidade de inovação

Força de vendas eficiente

  • Forças em Finanças
  • Custo baixo de capital
  • Alta liquidez
  • Alta lucrativididade
  • Estabilidade financeira

Fraquezas ou pontos fracos da empresa

  • Falta de experiência
  • Falta de factores de diferenciação
  • Má qualidade na informação de mercado
  • Fraca visibilidade

A análise SWOT é de extrema importância, pois é importante conhecer mais aprofundadamente os vários aspectos internos e externos da empresa por forma a dar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas. Depois de analizados todos estes factores tem a sua análise concluída e depois é só tirar as suas conclusões. Não se esqueça que as ameaças dos outros podem ser oportunidades para si e as suas ameaças são oportunidades para os concorrentes.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Suraya Fernandes diz:

    Estou licenciaR-me em Contabilidade e Administração .
    Gosto do plano de Comunicação , pois para ser uma boa gestora tem que ter conhecimento da Estrátegia de Comunicação para um resultado positivo.

  2. Alcidemar Almeida diz:

    Sou graduado em RH, e tive o privilégio em conhecer Análise de SWOT. Gostei do artigo que me trouxe novas ideias. Após vários artigos lidos, estou na eminência de abrir uma consultoria na minha cidade. Obrigado.

  3. allegro diz:

    Boa tarde,
    Se todas as empresas fizessem este tipo de estudo antes de iniciar-se no mercado, não teríamos esses altos índices de falências.
    Excelente artigo!
    Parabéns!!!

  4. Isabella Castro diz:

    Consegui fazer a analise swot da empresa criada dentro da faculdade devido esse artigo muito bom mesmo .Obrigada Parabéns



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter