Como lançar um projecto online

Um dos problemas para quem trabalha e cria projectos online é sem dúvida a fase de lançamento, onde o site ou blogue não está indexado nos motores de pesquisa e também porque quase todos os projectos nascem com pouco conteúdo, logo utilizar estratégias de divulgação para pôr este mesmo projecto na ribalta ou simplesmente para o dar a conhecer ao mundo é fundamental.

Existem várias formas de fazer um lançamento de um projecto online

Uma das formas mais utilizadas é não fazer nenhum lançamento, e aguardar que as coisas aconteçam ao sabor e disposição dos motores de pesquisa e mais alguma sorte para o projecto ser referenciado desde o início.

Marketing Viral

Utilizar uma estratégia de Marketing viral, é uma das melhores formas de promover um novo projecto, a dificuldade nesta estratégia é que poucas campanhas conseguem ser realmente virais, será necessária muita criatividade e estratégia para conseguir os seus objectivos. A utilização de vídeos ou uma campanha através das redes sociais pode ser a melhor solução.

Concursos

Criar um concurso pode também ser uma estratégia de divulgação a utilizar, pode resultar numa boa aposta. Com custos relativamente reduzidos onde os prémios têm um factor predominante, quanto mais apelativos forem maiores são as probabilidades de encontrar muitos participantes, logo mais exposição para o projecto.

Campanhas Anúncios Contextuais

Uma das formas mais fáceis e muito utilizadas é criar uma campanha com anúncios no Google Adwords, aqui obtêm practicamente os resultados que o dinheiro pode comprar, quanto maior for o orçamento mais fácil é conseguir bons resultados. Se for um projecto onde existe muita concorrência por parte de anunciantes terá um custo mais elevado.

Publicidade directa

Comprar publicidade e reviews directamente nos blogues que conhece ou em blogues sobre o assunto do projecto a promover também é uma técnica muito usada, aqui o custo até pode ser relativamente reduzido, contudo se pretender um lançamento para diferentes tipos de pessoas (públicos-alvo) pode não ser a melhor escolha devido aos custos e à incerteza dos resultados provenientes desses mesmos blogues. Poderá também dizer-se que alguns blogues ganham bastante dinheiro com as suas vendas de Publicidade.

Um lançamento em grande

Para fazer um lançamento em grande é utilizar todas estas estratégias, será difícil não ter bons resultados, mas os custos tendem a ser elevados e será necessário algum tempo despendido para colocar tudo em funcionamento, contudo não deixa de ser uma boa aposta para um projecto totalmente inovador. Até as mais pequenas empresas conseguem ter capital para investir num acção destas, já que na internet os custos são baixos comparativamente a outras formas de Publicidade, e o retorno é dos melhores.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter