Criatividade aplicada

Criatividade é a actividade ligada à criação, e criar é construir, dar existência, fundar, construir, a criatividade é utilizada para ter ideias. Para ter ideias é necessário desafiar as premissas alterando a forma como olhamos para determinada situação, é fugir ao racional e entrar no capo do surreal ou imaginário, é colocar em causa conhecimentos científicos, é necessário suspender juízos de valor abstraindo-nos de opiniões pessoais, gostos e valores.

Uma realidade que devemos ter em conta é que tudo nasce de uma ideia, seja um produto, serviço ou processo. Também podemos utilizar a criatividade para melhorar qualquer coisa seja um processo, um serviço ou um produto, até aqui nada de novo, mas existem técnicas e métodos para todos sermos criativos, pois é um processo que pode ser trabalhado em todos nós.

Este tema da criatividade é extenso pois existem várias técnicas que estimulam o processo criativo de cada um, mostrando como realmente é fácil ter ideias e como devemos olhar para as coisas que nos rodeiam, colocando as pessoas a pensar se seremos “loucos” ou até visionários.

Para finalizar este artigo preparei um pequeno teste para você puxar pela sua criatividade ou capacidade de resolução de problemas. O objectivo principal deste exercício é ver a capacidade de cada um de se abstrair do óbvio quebrando as premissas do pré-estabelecido.

Exercício

O objectivo é dividir o quadrado em 4 partes iguais, para dar uma ajuda, vou já dar 2 soluções, sendo que deixo mais 7 através de links, para não mostrar logo tudo de uma assentada. O ideal é colocar um papel à sua frente e tentar resolver sozinho, se tiver alguma dificuldade em avançar abra um link, e depois perca mais uns minutos para tentar mais soluções. Posso dizer que as soluções poderão ser muitas e apenas deixo aqui uma amostra.

Outras ideias para dividir o quadrado podem ser encontradas neste imagem: soluções.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter