Estratégia Win Win

Como o próprio nome indica é uma estratégia com 2 wins, ou seja dois vencedores/ganhadores. Esta estratégia está agora muito em voga no mundo empresarial mas pode ser transposto para todas as situações.  Estratégia Win Win é uma estratégia de sucesso.

Vamos começar por explicar o inverso desta estratégia, antigamente uma empresa só pensava em conseguir os melhores preços dos seus fornecedores, esmagando-lhes as margens de lucro, logo estes não investiam e consequentemente não podiam melhorar a sua produtividade, caminhando todos para o abismo, pois se o fornecedor vai à falência ou insolvência, a empresa ficava sem fornecedor e possivelmente iria sair cara esta situação.

A estratégia win win visa a optimização e desenvolvimento da empresa e dos seus fornecedores, partindo da velha máxima que juntos somos mais fortes. Assim se a empresa ajuda o fornecedor a melhorar o seu processo produtivo esta também pode oferecer melhores preços e com uma qualidade crescente. O objectivo fica cumprido quando todos ganham.

Por exemplo: O Modelo Continente tem um Clube de Produtores de produtos agricolas, com isto os agricultores deste clube sabem que podem escoar os seus produtos para o Modelo Continente e estes sabem que tem preços fixados previamente. Como Modelo Continente faz as encomendas para os produtos, os agricultores sabem o que têm que produzir diminuindo a incerteza das vendas e o desperdício da detrioração dos produtos. É realmente bom para todos.

Quando chegaram as estratégias win win às pequenas empresas em Portugal de forma massificada?

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