Mais sobre: Recursos humanos

As competências dos líderes transformacionais

As competências dos líderes transformacionais

Existem competências do líder transformacional que são consideradas chave na gestão das pessoas e das equipas numa organização. Ao contrário da maioria dos líderes transaccionais, os líderes transformacionais nem sempre estão em contato ou em interação direta com os seus seguidores. Existe no líder transformacional... [Ler artigo completo]


Quatro formas de abordar a gestão de competências

Quatro formas de abordar a gestão de competências

Existem quatro modelos de classificação ou quatro perspectivas que permitem abordar a gestão das competências de forma diferente e ao mesmo tempo complementar. O modelo de gestão dos recursos humanos está a transformar-se e deixou de estar centrado nas funções para passar a considerar uma “gestão de pessoas” centrada... [Ler artigo completo]


Fatores críticos de sucesso na gestão dos recursos humanos

Fatores críticos de sucesso na gestão dos recursos humanos

Existe um conjunto de fatores críticos ou indicadores-chave de sucesso para uma gestão eficaz e bem sucedida dos recursos humanos de uma empresa – das suas competências, necessidades e expectativas. O gestor de recursos humanos mudou o seu perfil técnico e se nos anos 60 e 70 ele era sobretudo o executor das políticas... [Ler artigo completo]


Atribuir recompensas com base nas competências e no mérito

Atribuir recompensas com base nas competências e no mérito

É objetivo da gestão dos recursos humanos atribuir recompensas com base nas competências técnicas dos colaboradores, no desempenho e no mérito do trabalho que prestam. Como vimos no artigo anterior existem várias formas de recompensas – as recompensas materiais e as recompensas intrínsecas ao colaborador. Os dois tipos... [Ler artigo completo]


Satisfação e motivação na empresa através de dois tipos de recompensas

Satisfação e motivação na empresa através de dois tipos de recompensas

Definir e atribuir um sistema de recompensas permite estimular a satisfação e motivação pessoal dos colaboradores da empresa, permite criar um clima organizacional dinâmico e proativo, estimula o trabalho por objetivos, ajuda a reter os bons colaboradores e, finalmente, contribui para o crescimento da empresa. As recompensas... [Ler artigo completo]




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