Marketing viral

A definição de Marketing viral pode ser caracterizada ou compreendida por estratégia de comunicação em larga escala difundida pelos consumidores.

O Marketing viral não é mais que a divulgação exponencial de um produto, a sua origem vem da chamada publicidade boca-a-boca onde as pessoas iam divulgando algo formando uma corrente de informação.

O Marketing viral pode-se comparar a um vírus e daí o seu nome, pela sua rápida propagação mas sem os efeitos maléficos do vírus. Quase de certeza que você já participou sem saber nestas cadeias de distribuição de informação.

O Marketing viral está muito ligado à internet, mas não é exclusivo da internet. A divulgação destas campanhas atinge velocidades impressionantes e atinge milhões de pessoas. Para se situar basta pensar se você enviar este artigo à sua lista contactos de email (50) e todos voltarem a reenviar, temos logo 2500 pessoas, mas se essas 2500 pessoas também fizerem o reencaminhamento do email temos já 125000, se essas pessoas também reencaminharem o email temos já 6.250.000 de pessoas que viram este artigo. Seria um artigo viral, mas não é o que se pretende. Imagine mais um reencaminhamento (312.500.000) é só 30 vezes a população de Portugal, não multiplique mais!

Ora os Marketeers sabendo desta oportunidade já utilizam ou tentam utilizar esta técnica nas suas campanhas, mas ainda não está suficientemente desenvolvida na actualidade, acho eu.

Estratégias de Marketing Viral

Com as ferramentas tecnológicas nas mãos de qualquer um e com uma plateia do tamanho do mundo as estratégias de Marketing Viral podem atingir os objectivos propostos caso contêm com a colaboração dos consumidores. Muitas das vezes estas campanhas não chegam a ser virais devido à repetição das mesmas técnicas e instrumentos utilizados. Existem muitas formas de fazer Marketing Viral, mas utilizar estratégias simples pode dar bons frutos.

Inovação

As estratégias de Marketing Viral funcionam muito bem com produtos ou serviços inovadores. Com a inovação vem colada desde a partida à notícia que já por isso ajuda bastante na divulgação de algo. Ora se pudermos colocar nas mãos dos consumidores ferramentas para delicadamente propagar a notícia melhor.

Simplicidade

As campanhas simples podem funcionam muito bem. Como exemplo vou pegar nas wigets criadas pela DreamWorks para promoção dos seus filmes, este exemplo de como fazer, não quer dizer que resulte. Mas têm todos os ingredientes necessários para resultar, opções de partilha para todos os canais de conteúdo e a novidade do próprio filme. Uma coisa é certa fazem publicidade aos seus produtos por um investimento muito pequeno.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter