Pensamento Vertical e Pensamento Lateral

A forma como utilizamos o nosso cérebro está directamente ligada à nossa percepção das coisas. Para introdução e compreensão importa saber que o nosso cérebro está dividido em 2 hemisférios, o direito e o esquerdo.

Pensamento Vertical

O pensamento vertical está directamente relacionado com o hemisfério esquerdo do cérebro, e é responsável pela concentração, análise e também a lógica.

Quanto estamos a utilizar o hemisfério esquerdo do cérebro somos selectivos e analíticos. São estas capacidades que nos ajudam a resolver questões matemáticas. O pensamento vertical é um processo finito, 1+1=2, não existem mais soluções.

Pensamento Lateral

O Pensamento lateral está directamente ligado ao hemisfério direito do cérebro. As características deste hemisfério são: abstracção, criatividade, imaginação e sensibilidade às cores. Com a utilização do pensamento lateral explora-se os caminhos menos prováveis, sendo este um processo infinito.

A imaginação deriva do hemisfério direito, tal como a geração de ideias. Assim é o pensamento lateral o responsável por todas as ideias geradas por um indivíduo.

pensamento lateral

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue Gestor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro. Site Meter