Vantagens e desvantagens do Marketing viral

O Marketing Viral é resumidamente o contágio e a propagação de uma mensagem em grande escala e a alta velocidade, e como quase tudo tem vantagens e desvantagens.

Vantagens do Marketing Viral

O Marketing viral derivou da Publicidade boca-a-boca, mas a sua origem ficará para sempre ligada ao poder da internet como veiculo por excelência da transmissão de mensagens, sejam elas publicitárias ou de outra natureza.

As vantagens do Marketing Viral são muitas, mas eu vou dar foco essencialmente em: construção de uma marca, notoriedade de uma marca, internacionalização da empresa, conquista de investidores, aproximação ao consumidor, crescimento exponencial dos lucros e ao reconhecimento pessoal.

Construção da marca

As dificuldades de construir uma marca de sucesso são obviamente muitas, e pelos meios tradicionais são investidas pequenas fortunas. Em contrapartida com o Marketing Viral passa-se quase instantaneamente do nada para o reconhecimento global ou local. Um exemplo local e para a realidade portuguesa é o Gato Fedorento.

Notoriedade de uma marca

As grandes empresas sabem bem a quantidade de recursos sacrificados para atingir determinada notoriedade, as somas das campanhas de Marketing da Coca Cola ou McDonalds são astronómicas, mas o FaceBook atingiu a notoriedade com poucos Dolars, a ideia da criação de redes sociais foi toda ela viral, e apenas quem não utiliza a internet desconhece as redes sociais.

Internacionalização da empresa

Ao dar a conhecer a sua empresa, produto ou serviço de uma forma global os seus clientes deixam de ser locais para passarem também a ser globais, se o seu produto/serviço fôr único pode vendê-lo para todo o mundo sem sair do País de origem. O factor chave também para todo o processo do Marketing Viral é a inovação.

Conquista de investidores

Depois de uma estratégia de Marketing Viral bem sucedida existem logo muitos investidores interessados em fazer parte do projecto dessa empresa/entidade, antevendo o sucesso da mesma. E tudo se transforma num efeito bola de neve atingindo valores impensáveis para o comum dos mortais. O valor de algumas empresas passa de milhares de Euros para vários mil milhões de Euros. Com exemplo temos o Youtube que foi adquirido pelo Google, ou o Facebook que todos querem uma parte da empresa.

Aproximação ao consumidor

A relação com o consumidor desenvolve-se numa esfera muito complexa mas no Marketing Viral as mensagens são transmitidas sem a conotação de “vendas” fluindo a mensagem livremente. Novamente as redes sociais (Hi5, FaceBook, Orkut, Myspace) vieram preencher a necessidade dos consumidores terem de uma forma simples uma presença na World Wide Web. As plataformas de blogging como o Blogger, WordPress e outros também tiveram os mesmos fins.

Crescimento exponêncial dos lucros

As empresas ou projectos de empresas que atingiram o sucesso viram os seus lucros passarem de Zero para largos milhões, neste capítulo temos o rei Google e existem muitos outros.

Reconhecimento pessoal

Uma das formas mais adequadas ao Marketing Viral é o Marketing pessoal fazendo emergir pessoas que até então eram meros desconhecidos, em figuras públicas, como exemplo temos cá em Portugal o caso da Ana Free, bem recente. Para quem não conhece, a Ana colocou uns videos no Youtube em 2007 e teve milhares de visitas daí a ter um artigo nos jornais e dar a cara a um anúncio da Zon Tvcabo foi um pequeno passo.

Desvantagens do Marketing viral

Quando se olha  para o Marketing Viral é difícil ver as desvantagens deste tipo de campanhas, mas existem cuidados a ter:

Não defraudar

As empresas que apostam na estratégia de criação de campanhas de Marketing Viral devem ter em atenção que não podem defraudar as expectativas dos seus públicos alvo pois e tal como a publicidade boca-a-boca que poderia ser negativa ocasionando o surgimento dos boatos, no Marketing Viral e quando os elos de ligação da cadeia de distribuição se sentem enganados, criam então mensagens descredibilizando a empresa em questão e os seus produtos.

Cuidados a ter

Montar um estratégia simples e tendo como objectivo passar despercebida aos receptores poderá ter melhores resultados do que o Marketing mais puro como a Apple aplica aos seus produtos, assim todos conhecemos o iPod ou o iPhone. Este último e devido à falta de capacidades tem motivado o aparecimento de campanhas ridicularizadoras do telefone. Comparando-o com chuchus e outros objectos, onde realça as características em falta do aparelho. Ora estas imagens circulam a toda a velocidade na internet reduzindo drasticamente a vontade de ter um iPhone.

Se a grande vantagem do Marketing Viral é a divulgação exponencial, o oposto poderá ser ainda mais exponencial. O poder implícito nesta estratégia de Marketing é muito forte, no limite pode destruir um produto ou serviço, ou até mesmo destruir uma empresa.

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